O estádio Couto Pereira receberá neste domingo um jogo pra lá de especial na história do maior palco do futebol paranaense. De acordo com um levantamento feito pelo Grupo Helênicos, esse será o jogo de número 1.000 do Coxa, em jogos oficiais de competição no Alto da Glória. Palco que recebeu craques de todo os lugares e que já deu inúmeras alegrias ao torcedor coxa-branca.
Após mudar de nome em 1977, o então Belfort Duarte, nome em homenagem a um grande atleta do futebol brasileiro passou a ser chamado pelo nome do presidente que não mediu esforços para a compra do terreno onde hoje fica o estádio. Major Antônio Couto Pereira foi presidente do Coritiba na década de 20 e 30 e faleceu em dezembro de 1976. Por sugestão do Helênico Francisco Geraldo, o Grande Conselho do Coritiba realizou uma reunião extraordinária no dia 28 de fevereiro de 1977 homologando o novo nome.
O primeiro jogo no estádio Major Antônio Couto Pereira foi diante de um Atlético, o rival Paranaense, dia 6 de março de 1977. E foi também diante do rival que o Coxa conquistou a primeira vitória dia 16 de março, por 2×0, com gols de Aladim e Adilson, já no dia 16 de março daquele ano.
Couto representa um terço da história alviverde
Nesses 34 anos de estádio Couto Pereira, neste domingo celebraremos o jogo mil. Mas foram muitos os que marcaram a história do Clube. E alguns deles, por fatos relevantes merecem destaque.
- Foram conquistados 7 títulos Paranaenses no estádio Couto Pereira.
- O Coxa marcou 1.716 gols no Alto da Glória e sofreu 777.
- A maior goleada aconteceu dia 11 de março de 2000, com vitória por 9×0 sobre o Francisco Beltrão.
- No dia 16 de agosto de 1975, o Coxa venceu a Ferroviária de Araraquara e marcou 7 gols somente na segunda etapa. O jogo terminou em vitória alviverde por 8×0.
- 58.311 pessoas assistiram ao jogo de maior público do estádio, dia 21 de maio de 1980, pela Semifinal do Campeonato Brasileiro, diante do Flamengo.
- Na final da Copa do Brasil de 2011, o estádio Couto Pereira foi palco do maior evento esportivo da história do futebol paranaense.
Fonte retirada do site oficial do Coritiba
Nenhum comentário:
Postar um comentário